sábado, 23 de maio de 2015

Mutirão do Glaucoma apoiado pela Vereadora Clara Sena, movimentou a cidade!

O primeiro dia de atendimento foi nesta sexta-feira no Condomínio Antonio Carlos Góes - Minha Casa Minha Vida, no bairro Bom Viver. Para quem realizou exame do glaucoma, foi necessário levar o cartão do SUS, RG e Comprovante de Residência. Estrategicamente para pegar um público ainda melhor, a equipe organizadora, apoiada pela Vereadora Clara Sena disponibilizou o segundo dia da campanha na Creche Santa Rita, próximo ao Centro de Abastecimento no sábado. 

O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico. Este, por sua vez, é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro.  

CAUSAS:
Por razões que a medicina ainda não compreende totalmente, o aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular) é geralmente, mas nem sempre, associada à lesão do nervo óptico, que caracteriza o glaucoma. Esta pressão acontece devido ao aumento de um líquido chamado de humor aquoso, que é produzido na parte anterior do olho ou por uma deficiência de sua drenagem através de seu canal. 

Quando há um bloqueio desse fluido do olho, este provoca o aumento da pressão ocular. Na maioria dos casos de glaucoma, essa pressão está elevada e provoca danos no nervo óptico. A doença também pode acometer crianças, embora elas não manifestem nenhum tipo de sintoma. Crianças podem vir a apresentar glaucoma congênito de evolução tardia que acontece nos primeiros anos de vida ou glaucoma juvenil que surge geralmente aos quatro ou cinco anos de idade. Mesmo não havendo sintomas, as crianças podem sofrer danos no nervo ótico também.

0 comentários: