quinta-feira, 28 de maio de 2015

TCE vai ao interior da Bahia com o programa Ouvidoria em Campo!


O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) deu inicio, esta semana, ao programa Caravana da Ouvidoria, com o objetivo de aproximar-se cada vez da sociedade baiana. Para tanto, representantes da Ouvidoria e da Assessoria de Comunicação do Tribunal começaram a percorrer o interior do Estado, visitando 73 dos principais municípios nos quais, por meio de entrevistas em rádios comerciais e comunitárias, explicam à população qual é o trabalho desenvolvido pelo TCE e como os cidadãos podem ajudar a fiscalizar as contas dos gestores municipais e estaduais.

Na segunda e na terça-feira (dias 25 e 26), a Caravana esteve nos municípios de Dias d' Ávila, Mata de São João, Catu e Alagoinhas. Como parte ainda deste primeiro roteiro serão visitados, nos próximos dias, Rio Real, Ribeira do Pombal, Cícero Dantas, Paripiranga, Jeremoabo e Paulo Afonso. Ao todo são nove roteiros diferentes, que abrangem municípios de quase todas as regiões da Bahia, desde a Região Metropolitana de Salvador até as regiões Norte, Oeste e Extremo Sul.

Na segunda-feira, o ouvidor do TCE, Paulo Figueiredo, participou de programas nas emissoras 106 FM (Dias D' Ávila), Sauípe FM (Mata de São João), Rádio Ouro Negro 89,5 e a Rádio Catu FM 104,9 liderada por José Damasceno, cujos ouvintes não apenas tomaram conhecimento do trabalho desenvolvido pela Corte de Contas como também ficaram sabendo sobre a melhor forma de auxiliar o Tribunal na fiscalização dos recursos públicos utilizados pelos gestores. Na avaliação do ouvidor, a ação representa um avanço extraordinário na relação da sociedade com o Tribunal. "O cidadão é o ator principal desta relação à medida que, munido de informações, pode cobrar dos gestores públicos a efetiva utilização dos recursos destinados à realização de obras e serviços de qualidade", observou Figueiredo.

Com a iniciativa, o TCE amplia o número de cidadãos baianos informados sobre o papel fiscalizador e pedagógico da Corte de Contas e também cumpre um dos objetivos do Plano Estratégico 2014-2017 (promover o envolvimento do cidadão com o Tribunal), além de fornecer insumos para as auditorias. Em 2014, com o programa TCE em Campo, o número de ouvintes atingidos pelas entrevistas chegou a 1,3 milhão.

0 comentários: